quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Como previnir e evitar assaduras no bebé

A maior dos casos de assaduras em bebés ocorre entre 0 e 2 anos de idade. Apesar de ser algo comum já que a pele do bebe e súper sensível, se forem tomados alguns cuidados a chance de evitá-las é bem grande.
O grande vilão no aparecimento das assaduras Pode se dizer que seja o uso de fraldas, que em contato com a pele, gera humidade, fora a contaminação de fungos e bactérias originadas pela urina e fezes.
Segundo especialistas, o ideal é trocar a fralda a cada três horas, e logo após a evacuação.
Se seu bebé está com assaduras, uma boa dica é, ao preparar a banheira para o banho do bebé, adicionar uma colher de sopa de amido de milho (Maisena ou similares). A água vai ficar branquinha e vai ajudar a curar as assadoras e deixar a pele do filhote mais protegida.
Limpar bem a região com água morna. É se possível deixar o bebé por alguns minutos sem fralda, em caso de tempo quente, para ventilar o local. A troca de fralda deve ser ainda mais frequente
Pele vermelha pede proteção extra com pomada contra assadura. Busque produtos fáceis de remover para não machucar a pele do bebé. Eles devem conter substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalergénicas, sem perfumes e corantes, para evitar maior agressão da pele já irritada. Mas nada de fórmulas com antibióticos e antifúngicos, a não ser com indicação médica. Já existem pomadas que previnem e tratam as assaduras.
Não use talco na troca da fralda. Apesar de parecer adequado para manter as dobrinhas secas, o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais. Também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebé;
Se a irritação não melhorar em 24 horas e ocorrer infecção, procure um médico. As assaduras são bastante doloridas e vão irritar o bebé. Nos casos mais graves, pode até ocorrer febre.

Sem comentários:

Enviar um comentário