quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O primeiro banho do bebé

O primeiro banho costuma ser um dos maiores medos que enfrentam uma mãe de primeira viagem, olhar para aquele bebe tão pequenino e frágil chega a provocar ate arrepios só de imaginar que terá que dar banho no bebe. Dar o primeiro banho e algo maravilhoso, como o primeiro beijo ou a primeira transa a gente nunca esquece, mas nem por isto o medo diminui. Este medo faz como que muitas mães evitem dar o primeiro banho pois tem medo de machucar ou fazer alguma coisa errada. Deixando então que seja a avo do bebé ou uma amiga mais experiente a dar o primeiro banho do bebe.
Os recem nascidos não gostam de estar sem roupas, nem tão pouco sentir frio, o contacto com a água e uma experiência nova que pode assusta lo fazendo com que chore.
E importante organizar o lugar onde vai dar o banho, de preferência que seja no quarto do bebe para não mudar muito a temperatura do ambiente. a banheira deve estar num sítio firme para não correr o risco de cair durante o banho, devemos colocar a volta tudo o que vamos utilizar durante e depois do banho, ter atenção que todas as portas e janelas do quarto estejam fechadas para evitar correntes de ar. Hoje em dia já existem banheiras especiais próprias e com divisões que ajudam a manter o bebé seguro dando maior liberdade as mãos da mãe inexperiente.
 No primeiro banho serão necessarios o alcool juntamente com as gazes esterilizadas para poder limpar o umbigo, algodão e um pouco de agua morna(ou toalhitas descartáveis) para fazer a higiene dos genitais do bebé para retirar os residuos de xixi e coco que por ventura possam ter, para que não contamine a agua do banho, Soro fisiológico para fazer a limpeza dos olhos que devem ser feita antes de despir o bebé molhando as gazes esterilizadas como soro e limpando o olho do bebé sempre terminando no canto do olho que fica perto do nariz, uma fralda limpa, a roupa que vai vestir no bebé depois do banho o creme hidratante que vai passar no corpinho do bebé, o das assadura, o creme hidratante do rosto. A agua da banheira deve estar numa temperatura agradável nem quente nem fria pois a pele do bebé e muito sensível.
Tire toda a roupa do bebé deixando a fralda enrole numa toalha lave então o rostinho do bebé e a cabeça, utilizando um shampoo próprio para bebé, volte ao trocador seque o cabelinho do bebé e então tire a fralda limpe o rabinho do bebe com o algodão e a agua morna (ou toalhitas descartáveis) só então peque o bebé e coloque na agua dando o banho em todo o corpinho, o banho não deve ser demorado, tire o bebé da banheira enrole na toalha seque com cuidado passe os cremes e vista lhe a roupinha, depois que ja estiver vestido pegue um cotonete próprio para bebé (aqueles com a ponta arredondada) e limpe os ouvidos e nariz cuidadosamente, e não esqueças de limpar o umbigo conforme o teu medico indicou.


Sem comentários:

Enviar um comentário